domingo, 20 de setembro de 2009

Os Triângulos

Face ao enorme remanejamento nos campos de concentração alemães e para efeito de transporte de prisioneiros que cumpriam tarefas fora dos campos, em vez de números, os administradores tiveram que elaborar uma engenhosa solução geométrica de identificação, que facilitava-os no monitoramento entre outros cidadãos que trabalhavam nas industrias bélicas. Esses prisioneiros, foram requeridos “caso não saibam os detentos cumpriam tarefas fora dos campos” a serviço, tinham que usar triângulos coloridos nas vestes “no lugar dos crachas de hoje” para sua rápida identificação ao longe. Eram as cores dos triângulos que facilitavam identificar tanto o campos de origem do prisioneiro como seu idioma. Como esses campos eram organizados para atender o idioma dos prisioneiros, a nacionalidade e ou preferência política, alguns historiadores entenderam que os triângulos teriam a obrigação de responder sua etnia (no sentido de raça e religião). Desse modo, com ou sem etnia , as cores variariam muito de campo para campo e de lugar para lugar. As tonalidades mais comuns correspondiam aos campo mais populosos.

Como exemplo:

Amarelo

judeus -- dois triângulos sobrepostos, para formar a Estrela de Davi, com a palavra "Jude" (judeu) inscrita; mischlings i.e., aqueles que eram considerados apenas parcialmente judeus, muitas vezes usavam apenas um triângulo amarelo.

Vermelho

dissidentes políticos, incluindo comunistas, sociais-democratas, liberais, anarquistas e maçons.

Verde

criminoso comum. Criminosos de ascendência ariana recebiam frequentemente privilégios especiais nos campos e poder sobre outros prisioneiros.

Púrpura (roxo)

basicamente aplicava-se a todos os objectores de consciência por motivos religiosos, por exemplo, as Testemunhas de Jeová, que negavam-se a participar dos empenhos militares da Alemanha nazista e a renegar sua fé assinando um termo declarando isto.

Azul

imigrantes. Foram usados, por exemplo, pelos prisioneiros Espanhóis que se exilaram em França a seguir à derrota na revolução Espanhola, e que mais tarde foram deportados para a Alemanha considerados como apátridas.

Castanho

ciganos roma e sinti.

Negro

lésbicas e mulheres "anti-sociais". (alcoólatras, grevistas, feministas, deficientes e mesmo anarquistas). Os Arianos casados com Judeus recebiam um triângulo negro sobre um amarelo.

Rosa

homossexuais.

Um comentário: