domingo, 20 de setembro de 2009

O Nazismo


As imposições do Trato de Versalhes (O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências Europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.) agravaram o caos que se instalou na Almanha do pós guerra.

Durante esse caos, foi fundado o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) liderado por Adolf Hittler, com caráter faascista, de extrema direita.

Hittler tinha uma teoria sobre a superioridade da raça Alemã, que afirmava ser esta superioridade às demais (arianismo).

Em 1933, Hitter recebeu o apoio da alta burguesia e de setores do operario para chegar ao poder, dando origem ao Terceiro Reich.

Com a morte do presidente em 1934, Hittler tornou-se absoluto, isto é, Führer (guia).O Estado Nazista assumiu uma forma personalista, onde todos deviam obediência caga ao Führe, que era o chefe supremo no unipartidalismo.

A Gestapo (polícia política) tornou-se o braço direiro de Hittler.

O Estado Nazista dirigia a economia controlando a produção e os trabalhadores através das frentes de trabalho.

A Política externa ficou marcada pela agressividade, para se construir a grande Alemanha sonhada por Hittler.

O Anti-semitismo (é um tipo de preconceito voltado para o povo Judeu.) do regime Nazista foi uma característica fundamental que o diferenciava do fascismo da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário